Costa e Lula da Silva falaram ao telefone para prepararem a próxima Cimeira UE-Brasil

Ambos os líderes pretendem estreitar as relações entre ambos os blocos tendo como objetivo o bem-estar das suas populações

Comparte el artículo:

António Costa, presidente do Conselho europeu, recorreu às redes sociais para anunciar que esteve ao telefone com o presidente do Brasil, Lula da Silva. Durante a conversa, Costa felicitou Lula «pela liderança internacional do Brasil no G20 e nos BRICS, e afirmou que os dois grupos vão trabalhar juntos para o sucesso da COP30, que vai acontecer em Belém «. António Costa acredita que, num mundo cada vez mais multipolar, uma cooperação próxima entre a UE-Brasil e o Mercosul vão beneficiar os povos dos dois lados do Atlântico.

Lula da Silva lembrou que a conclusão das negociações do acordo entre Mercosul e União Europeia foi um grande resultado para os dois blocos.Ainda durante este ano haverá uma Cimeira entre a UE e o Brasil. Esta Cimeira não é realizada já há 11 anos. Durante a chamada telefônica, os dois líderes políticos também falaram sobre a paz global. Esta chamada foi reportada no mesmo dia em que se falou sobre o acordo que deverá acabar com a atual guerra na Faixa de Gaza. Costa saudou este cessar-fogo e pediu «acesso imediato» da ajuda a Gaza.

O MNE Paulo Rangel, que foi a Moçambique para a tomada de posse de Daniel Chapo, considera que António Costa é «um patriota» e que viu com bons olhos a sua candidatura a este cargo europeu ainda antes da queda do executivo socialista.

Antes da conversa com Lula da Silva, Costa esteve reunido com XI Jiping que lhe garantiu que a China e a UE não tem qualquer tipo de «conflitos de interesses». Os dois blocos também vão realizar uma Cimeira (que não acontece presencialmente desde 2019) em Bruxelas este ano mas ainda não existe uma data concreta para que a mesma aconteça.