Cravinho, Albares e Borrell estiveram juntos para discutir a situação na Ucrânia e os golpes militares em África

Toledo no centro da Europa com reunião de ministros dos Negócios Estrangeiros

Comparte el artículo:

Inserida na Presidência espanhola do Conselho da UE, a cidade de Toledo recebeu a reunião que contou com a presença dos ministros dos Negócios Estrangeiros, incluindo Cravinho e Albares, com o Alto Representante Josep Borrell. Gomes Cravinho lembrou que «o bom ambiente proporcionado pela presidência espanhola da UE na bela cidade de Toledo, permitiu diálogos úteis e produtivos sobre dois dos temas mais difíceis da actualidade, a Ucrânia e o Sahel».

No encontro informal, conhecido como Gymnich (nome do castelo perto de Colónia onde aconteceu o primeiro encontro informal), foram debatidos temas que são considerados pela Presidência espanhola como assuntos-chave para a estabilidade e prosperidade. Unidos pela paz e pela democracia. Foi com este  espírito que chegaram os diversos ministros.

Tal como na reunião dos ministros da Defesa, que aconteceu no dia anterior, a situação na Ucrânia (Dmytro Kuleba participou neste encontro) e no Sahel fizeram parte da agenda. Representantes de ambos os países, Ucrânia e Níger, estiveram presentes para apresentarem aos ministros dos Negócios Estrangeiros europeus uma perspectiva regional. O Gabão também foi discutido pelos ministros já que existem 10 mil europeus neste país.

A Europa olha cada vez mais para África como um continente que é de extrema importância para garantir a própria segurança do «velho continente». Portugal tem defendido que a segurança tem que ser encarada em 360 graus. Já em relação a  Ucrânia, os ministros discutirão um apoio de cinco mil milhões que farão parte do Mecanismo Europeio de Apoio à Paz.

Noticias Relacionadas