A Bolívia foi a votos e tirou a esquerda do poder depois de vinte anos no poder. Os dois candidatos que passaram a uma segunda volta, que vai acontecer a 19 de Outubro Outubro, são Rodrigo Paz Pereira e Jorge ‘Tuto’ Quiroga.
Estes dois candidatos são associados à direita. Ambos da oposição, que desempenharam os papéis de senador e de presidente da câmara, ao MAS, que teve como figura principal o antigo presidente, Evo Morales. Que fazia parte do Fórum de São Paulo ou de Puebla.
A Bolívia têm vivido um forte período de crise não só a nível político mas também na economia. Não há dólares e os combustíveis estão a ser traficados para o Peru. A Bolívia tem 12 milhões de habitantes e até aqueles que vivem no estrangeiro, como é o caso de Espanha, decidiram pelos dois candidatos de direita.
Esta é a primeira de sete eleições que vão acontecer até ao próximo ano no continente americano em países como o Peru, Colômbia ou o Brasil. Vários líderes de esquerda no continente, como é o caso do colombiano Gustavo Petro, já reagiram a esta histórica derrota da esquerda na Bolívia.