18/08/2025

Depois de vinte anos, a esquerda perde o poder na Bolívia numa eleição que terá uma segunda volta em Outubro

As eleições na Bolívia são as primeiras de um conjunto de sete que vão acontecer um pouco por todo o continente americano

Comparte el artículo:

Bluesky Streamline Icon: https://streamlinehq.comBluesky

A Bolívia foi a votos e tirou a esquerda do poder depois de vinte anos no poder. Os dois candidatos que passaram a uma segunda volta, que vai acontecer a 19 de Outubro Outubro, são Rodrigo Paz Pereira e Jorge ‘Tuto’ Quiroga.

Estes dois candidatos são associados à direita. Ambos da oposição, que desempenharam os papéis de senador e de presidente da câmara, ao MAS, que teve como figura principal o antigo presidente, Evo Morales. Que fazia parte do Fórum de São Paulo ou de Puebla.

A Bolívia têm vivido um forte período de crise não só a nível político mas também na economia. Não há dólares e os combustíveis estão a ser traficados para o Peru. A Bolívia tem 12 milhões de habitantes e até aqueles que vivem no estrangeiro, como é o caso de Espanha, decidiram pelos dois candidatos de direita.

Esta é a primeira de sete eleições que vão acontecer até ao próximo ano no continente americano em países como o Peru, Colômbia ou o Brasil. Vários líderes de esquerda no continente, como é o caso do colombiano Gustavo Petro, já reagiram a esta histórica derrota da esquerda na Bolívia.