14/09/2025

Do Jardim Zoológico ao Estádio da Luz, o que a Infanta Sofia de Espanha poderá ver na sua nova «casa»

O bairro de Benfica une os tradicionais palácios a alguns dos maiores espaços comerciais e desportivos do país

Comparte el artículo:

Bluesky Streamline Icon: https://streamlinehq.comBluesky

A Infanta Sofia de Espanha já está em Portugal para fazer o seu primeiro ano no ensino superior no Foward College. No campus, que fica na rua das Flores (Chiado), estuda Ciência Política e Relações Internacionais. Os dormitórios desta instituição estão no bairro de Benfica. O bairro é conhecido internacionalmente pelo Sport Lisboa e Benfica e como tal quem por lá passa deve visitar o estádio que tem uma estátua do Eusébio da Silva Ferreira (o «Pantera Negra») mesmo a sua frente e o museu que conta a história deste clube.

Este estádio, o major do país, vai receber uma das meias-finais do Mundial 2030. No outro lado da estrada onde está o Estádio da Luz, tem o Centro Comercial Colombo. Espaço comercial mais conhecido da capital lisboeta mas se subir um pouco mais a estrada, em direção a Escola Superior de Comunicação, tem um dos centros comerciais mais antigos da cidade, o Fonte Nova. Aos fins de semana, na parte de trás deste espaço comercial, é feita uma venda de rua onde é possível comprar os produtos que são expostos nos porta-bagagens dos carros e é possível encontrar boa comida, como é o caso das chamuças.

Durante este ano vai passar um bom tempo neste bairro que tem muitas coisas para aproveitar. Quem gosta de pizzas, pode sempre ir ao Quiosque Bem Fica, que fica junto ao Auditório Carlos Paredes. No bairro também tem um restaurante dedicado às favas com chouriço, caracóis e se estiver no período natalício em Lisboa no Califa pode comer um dos melhores bolos-rei do país.

Logo no início deste bairro temos o Jardim Zoológico de Lisboa. Um dos atrativos mais um especiais que oferece é o espectáculo dos simpáticos golfinhos e se andar de teleférico (sei que ultimamente esta palavra parede meio maldita em Lisboa) poderá ver tudo a partir de cima, incluindo a aldeia dos macacos ou dar uma moeda ao elefante para tocar a sineta.

Se a Infanta sair das aulas de autocarro, podia apanhar o 716 ou o 746, em direção a Benfica, na Estrada de Benfica é possível encontrar o Palácio Baldaya. Este espaço cultural esteve fechado muito tempo mas reabriu ao público em 2017. Continuando a falar sobre palácios, em Benfica também existe o Palácio dos Marqueses de Fronteira. Mesmo ao lado do Parque Florestal de Monsanto, este palácio do século XVII acolhe a Fundação das Casas de Fronteira e Alorna (a Marquesa de Alorna foi professora da Rainha Carlota Joaquina quando esta chegou a Portugal). Em Benfica temos duas zonas verdes, o parque florestal de Monsanto e o parque Silva Porto. Ideal para quem quer fazer um pic-nic ao ar livre. As aulas são dadas em inglês mas a opcionais em português. Quem já viu a jovem, que está fortemente protegida, a descreve como «simpática».