«Em busca do Portugal contemporâneo» mostra de que forma o 25 de Abril foi visto fora do país

A coleção de livros pretende preservar o passado e dar foco a uma discussão saudável sobre os próximos 50 anos da democracia

Comparte el artículo:

Pela primeira vez publicado em Portugal, o livro Em busca do Portugal contemporâneo faz parte da coleção O 25 de Abril Visto de Fora. Aliás, este é o quarto livro que faz parte da coleção que é uma das iniciativas da comissão de comemoração dos 50 anos do 25 de Abril.

Segundo a comissária, Maria Inácia Rezola Clemente, «este livro demostra o interesse que o 25 de Abril suscitou fora das fronteiras nacionais. Em simultâneo – e embora as comunicações que lhe deram origem datem de 1979 –, introduz questões que mantêm grande atualidade e pertinência». António Costa Pinto, coordenador da coleção afirma: «Com a participação de inúmeros académicos, políticos e altos funcionários de Portugal, dos EUA e de outros países, estas conferências foram o mais importante espaço de observação internacional da mudança política, social e económica portuguesa após o 25 de Abril».

Este livro, que poderá ser adquirido nas livrarias portuguesas a partir de 30 de Dezembro é da autoria de Douglas L. Wheeler e Lawrence S. Graham, Esta obra reúne as intervenções dos dois académicos no colóquio do International Conference Group on Portugal, que aconteceu em 1979. Os textos que fazem parte desta obra fazem uma análise das condições históricas e sociais internas de Portugal e como os acontecimentos internacionais que marcaram o mundo na década de 70 tiveram influência tanto no Portugal ditatorial como no democrático.

Esta obra dá um importante contributo para o objetivo das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, que é dar um maior conhecimento sobre o nosso passado e ajudar a reflectir sobre os próximos 50 anos de democracia em Portugal.

As comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974 vão decorrer até 2026.

Noticias Relacionadas