04/12/2025

Em Lisboa e no Porto, todos os votos contam mas as sondagens dão uma ligeira vantagem ao PSD

Os primeiros valores dão o PS a recuperar algumas capitais de distrito e o Chega câmaras municipais, o que é uma estreia

Comparte el artículo:

Bluesky Streamline Icon: https://streamlinehq.comBluesky
Proyecciones de resultados electorales en varias ciudades de Portugal

Depois das urnas fechadas, os primeiros resultados deram um empate técnico entre as forças de esquerda e de direita que disputaram as principais cidades do país, Lisboa e o Porto. Falando em Lisboa, há empate absoluto de 37%-42% dos votos entre Carlos Moedas (PSD) e Alexandra Leitão (PS). No Porto, Pedro Duarte (PSD) 36-40% e Manuel Pizarro (PS) 33-37%.

Ana Abrunhosa, antiga ministra de António Costa, ganhou Coimbra. Faro também foi ganha pelo PS, tal como Loures que continua nas mãos de Ricardo Leão (que saltou para as notícias devido à demolição das barracas do bairro do Talude). Sintra, Vila Nova de Gaia e Braga (os três primeiros candidatos podem ganhar) e Setúbal também estão empatados. Apesar dos resultados, Luis a Montenegro afirmou que não se iria demitir mesmo que os resultados não fossem os melhores.

Foram eleitos os órgãos de 308 municípios. Nesta votação participaram 12.860 listas. Este foi um dia quente no território ibérico, não só devido às eleições em Portugal mas também ao feriado nacional em Espanha. 9.3 milhões de portugueses foram chamados às urnas num domingo de sol. Às urnas habitualmente fecham às 20 horas (do continente e da Madeira) e foi a partir daí que se começou a conhecer os primeiros resultados. Todos líderes partidários, e candidatos (a presidência da República e não só), apelaram ao voto, A líder do PAN declarou este um «dia de festa para a democracia». A verdade é que a campanha foi muito mexida e participada.

Marcelo Rebelo de Sousa no seu apelo ao voto, feito no sábado, lembrou que é a nível local que se decide o uso dos fundos do PRR. Todos os partidos se mostraram confiantes. Há cinquenta anos que votamos em eleições autárquicas e alguns dos candidatos a presidência da República, como é o caso de Marquês Mendes, começaram a sua carreira política a nível local. O mesmo aconteceu com Luís Montenegro, que chegou a ser o presidente da Câmara de Espinho. O salário de um presidente de Câmara varia consoante o número de eleitores que a autarquia têm. Quantos mais votantes, maior será o ordenado dos eleitos.

André Ventura, do Chega, depois de votar disse que iria terminar o dia com a primeira câmara conquistada pelo partido. Nas eleições anteriores, o partido elegeu 18 vereadores, mas 11 saíram do partido antes de concluírem o mandato. Comparando com as eleições de 2021, a afluência às urnas foi maior. As pessoas costumam votar mais nas autárquicas do que em outras eleições, pois nas eleições para os órgãos do poder local ainda se vota nas pessoas (a proximidade aqui é chave) e não nos partidos. Uma das Juntas já conhecia o vencedor antes da eleição por haver só um concorrente e em outra a votação foi feita em plenário popular. A votação decorreu sem incidentes.