Exposição «O Santo Cristo Ibérico» para ser vista na cidade do Porto

Esta exposição fotográfica aborda as diferentes formas de liturgia e manifestações religiosas no território peninsular

Comparte el artículo:

Já foi inaugurada a exposição fotográfica «O Santo Cristo Ibérico», de Koldo Chamorro. Esta exposição pode ser vista até ao dia 31 de Março do próximo ano no Centro Português de Fotografia, na cidade do Porto. O «Santo Cristo Ibérico» é um projeto monográfico iniciado em 1974. O objetivo desta exposição não é preservar fotograficamente o património registado mas sim analisar socialmente este fenómeno através de um olhar profundamente pessoal e com um estilo inconfundível.

Este aspecto reflete as diferentes liturgias e manifestações religiosas no território peninsular. Este projecto também aborda sobre a importância da cruz de Cristo na paisagem social ibérica. Segundo Koldo Chamorro, as manifestações religiosas estiveram em risco de desaparecer nos últimos anos da ditadura franquista. O mesmo não podemos dizer da portuguesa que teve um forte apoio da Igreja católica.

Esta exposição (concluída em 2000) está organizada segundo as estações da Via Sacra, que marcam o ritmo de uma estrutura narrativa milenar.

Noticias Relacionadas

Conceptos Iberistas (II)

Hace unos dos años publiqué en EL TRAPEZIO la primera parte de Conceptos Iberistas. El proceso de construcción conceptual del iberismo va ganando en profundidad