03/04/2025

Formação dos docentes que vão participar no projeto «Escolas de Fronteira» da OEI já começou

O projeto pretende ajudar a combater o despovoamento na Raia e criar comunidades que valorizem um património cultural e linguístico comum

Comparte el artículo:

Bluesky Streamline Icon: https://streamlinehq.comBluesky

Começa a formação dos professores que vão participar na edição deste ano do projeto «Escolas de Fronteira». O «Escolas Bilíngues e Interculturais de Fronteira» é um projeto da Organização de Estados Ibero-Americanos em conjunto com os ministérios da Educação de Portugal e de Espanha. Os docentes vão receber formação especializada em educação bilíngue. Este projeto pretende ajudar a combater o despovoamento que existe na Raia e impulsionar as comunidades que respeitem e valorizem um património cultural e linguístico partilhado.

Nesta formação vão participar 161 docentes de Portugal e de Espanha. Estes professores vão participar em projetos conjuntos com a sua «escola-espelho» no outro lado da Raia. Estas escolas vão proporcionar às suas populações uma educação de qualidade baseada na valorização da língua e na interculturalidade. O projeto engloba 2.200 alunos de 46 escolas de ambos os lados da Raia.

Esta é considerada um dos principais projetos transfronteiriços e vai já para a sua quinta edição. Este projeto foi destacado durante a última entrega do Prémio Princesa das Astúrias (que aconteceu na cidade de Oviedo) de Cooperação Internacional, atribuído à Organização de Estados Ibero-Americanos. Esta iniciativa, vista como um caso de sucesso, também foi aplaudida na última Cimeira ibérica, que aconteceu em Faro, em Outubro.