Para o ano de 2025, a Fundação La Caixa, organização sem fins lucrativos pertencente ao grupo CaixaBank, terá um orçamento de 655 milhões de euros, o que será o maior da sua história. Deste valor, 6% será usado para programas de transformação social. Como é o caso da iniciativa CaixaProinfancia, que tem como objetivo combater a pobreza na infância. Os outros 20% vão servir para apoiar projetos ligados a cultura e divulgação científica. A instituição destina mais de 500 milhões de euros anualmente à ação social desde 2008 e tem vindo a aumentar progressivamente esse valor desde 2017.
De um ano para outro, houve um aumento de mais de 9%. Na última década, a Fundação La Caixa investiu mais de 5.000 milhões de euros para o desenvolvimento de iniciativas sociais, de investigação ou educativas. O aumento do orçamento é, segundo o presidente da Fundação La Caixa, Isidro Fainé, responde a vontade da instituição querer dar «mais oportunidades aqueles que mais o necessitam. O nosso compromisso com as pessoas é construir um mundo melhor para todos».
No último ano, esta fundação beneficiou mais de 235.000 pessoas, tanto em Portugal como em Espanha. Deste «bolo», durante 2025, Portugal vai receber 50 milhões de euros para investir. A verba mantém-se a mesma de 2024.
A Fundação ”la Caixa” iniciou em 2018 a sua implantação em Portugal, consequência da entrada no BPI.