Grupo de forcados de Tomar participou em tourada em Alcañices

Os pauliteiros mirandeses também vão participar nas festas em honra de São Roque

Comparte el artículo:

O Grupo de Forcados Amadores de Tomar participou numa tourada que aconteceu em Alcañices, na província espanhola de Zamora. Este grupo foi capitaneado pelo cabo Paulo José (o 15º na história deste grupo). O grupo de Tomar, que é de 1º escalão, foi criado em 1956 e é um dos mais antigos de Portugal. A cidade templária de Portugal tem uma antiquíssima História relacionada com a tauromaquia (o primeiro espectáculo  tauromáquico aconteceu nesta cidade em 1883), em especial com a arte das pegas de forcados.

A primeira pega de toiros em Portugal aconteceu durante o reinado de D. Maria II, quando foi decretada a proibição dos toiros de morte em arena. Em Portugal, apenas se pode matar o toiro durante o espectáculo na vila raiana de Barrancos. Estes forcados de Tomar lidaram, na localidade zamorana, quatro toiros da ganadaria de José Luis Mayoral, de Valladolid.

Estas festas são em honra de São Roque e da Virgem da Assunção. O dia de São Roque, comemorado a 16 deste mês, arranca na Plaza Mayor com os pauliteiros mirandeses de São Martinho de Angueira. Os pauliteiros também vão participar no desfile que vai acontecer após a missa. Esta tourada (vão existir dois momentos taurinos) faz parte do programa das festas de Alcañices, que tem levado muita alegria a esta localidade raiana.

O dia 14 começou com um desfile de gigantes e de cabeçudos e houve um desfile de peñas até a praça de toiros. Ai decorreu mais uma edição da corrida internacional hispano-lusa, que teve como rojoneadores o espanhol Óscar Borjas de Burgos e o português Paolo Jorge Santos. Para além das atcividades taurinas também há concertos, desfiles diversos ou momentos religiosos.

Noticias Relacionadas