07/04/2025

Instituto Cervantes de Lisboa recebeu a apresentação do livro «El mundo que vimos arder»

O amor também pode nascer em tempos de conflito, como explica o escritor peruano Renato Cisneros no livro que apresentou em Portugal

Comparte el artículo:

Bluesky Streamline Icon: https://streamlinehq.comBluesky

O Instituto Cervantes de Lisboa recebeu a apresentação do livro «El mundo que vimos arder», do escritor peruano Renato Cisneros. Este livro, que tem um custo de 17.95 euros, é editado pela Alfaguara. O galardoado autor, que também é jornalista, atualmente vive em Espanha. O autor da obra «La distancia que nos separa» participou na Bienal de Romances Mario Vargas Llosa (o Nobel que também veio dos Andes).

No auditório desta instituição, falou-se sobre a história, as memórias e o amor que também pode nascer de situações de «vida ou morte». Que estragos os conflitos fazem nas sociedades? Uma crónica de guerra mas que não fala só sobre a parte bélica em si. Este livro é escrito usando uma prosa vertiginosa que leva o leitor a viver os conflitos que nos apresenta como se estivéssemos no lugar. E tudo desapareceria no instante seguinte. Vivemos duas linhas temporais, já que uma se passa em Espanha com um jornalista peruano que pretende ultrapassar a recente separação da mulher enquanto, umas décadas antes, um outro peruano vive os horrores da II Guerra mundial nos Estados unidos. O amor e a insanidade aqui andam de mãos dadas.

A moderação desta conversa, que também contou com a presença de Manuel Álvarez (representando a embaixada do Perú em Portugal) foi feita pela escritora argentina Cristina Norton. Os presentes, que viram os seus livros assinados, no final tiveram direito a provar um pisco sour.

A apresentação do livro esteve a cargo da embaixada do Perú em Portugal e do Instituto Cervantes de Lisboa.