«La Viuda», o primeiro romance de Saramago, vai ser publicado em Espanha

Publicação dá o arranque para as comemorações do centenário do Prémio Nobel da literatura

Comparte el artículo:

Terra do Pecado, livro escrito por José Saramago em 1947 com o selo da editorial Minerva, será lançado, pela primeira vez, esta quinta-feira, em espanhol. A responsável por esta edição será a Alfaguara. Esta obra, a primeira da carreira literária do Prémio Nobel da literatura, ganhará o título de La Viuda e marca o início das celebrações do centenário do autor, que nasceu em 1922.

Este livro, que foi escrito no ano do nascimento da sua única filha, Violante, conta a história de uma viúva, Maria Leonor, mãe de dois filhos, que sente o pesado fardo de administrar tanto a herdade como as expectativas da sociedade que a rodeia. Depois de meses mergulhada numa profunda depressão, decide finalmente enfrentar a sua responsabilidade como proprietária das terras, mas o seu coração vive atormentado por um pecado secreto: apesar do luto, o seu desejo de mulher não se apagou. A força narrativa e uma personagem feminina marcante são as marcas presentes nesta obra que acompanharam todo o percurso literário de Saramago.

As comemorações do centenário vão arrancar a 16 de Novembro e vão até 16 de Novembro de 2022, dia em que o escritor ribatejano faria 100 anos. A celebração da vida e da obra de José Saramago vai juntar os governos de Portugal e de Espanha e das iniciativas já anunciadas destacam-se as conferências organizadas pelo escritor argentino Alberto Manguel; a leitura em simultâneo, no dia em que complementaria 99 anos, do conto A Maior Flor do Mundo (no ano seguinte serão os livros Memorial do Convento e O Ano da Morte de Ricardo Reis) e novas publicações das suas maiores obras.

Noticias Relacionadas