16/04/2025

Mascarados invadiram a Bemposta para mostrar as tradições do Solstício no sul da Europa

Grupo de Mascarados e as suas máscaras desfilaram para mostrar as suas diferentes tradições e culturas

Comparte el artículo:

Bluesky Streamline Icon: https://streamlinehq.comBluesky

Na Bemposta, um conjunto de mascarados demonstraram os diferentes rituais que existem no sul da Europa, como é o caso dos Caretos (que atraem cada vez mais jovens). O cortejo de 700 mascarados demonstraram os diferentes rituais que existem ligados às festas do solstício e do Carnaval nos diferentes países europeus. No desfile participou um grupo de uma aldeia da província de Leão. Estes festejos de figuras mascaradas podem estar não só associados a fertilidade mas também a vida rural (como é o caso das pastorícia e da agricultura) ou a própria morte.

O Encontro de Rituais Ancestrais demonstra que a história e as tradições podem ser as mesmas apesar de se estar em lados diferentes do continente europeu. O objetivo desta iniciativa é manter viva a cultura dos povos. Tradições que têm milhares de anos e estão ligadas a natureza e à pureza. Os mascarados partilharam entre si e também com o público vivências e tradições que representam uma mística única. Que precisam de ser divulgadas.

Mas, segundo os organizadores desta iniciativa, a pandemia trouxe algo de positivo já que há cada vez mais pessoas a «abraçarem» as máscaras. Para Roberto Afonso, um dos maiores especialistas do país neste tema, defende que este tipo de iniciativas é «uma forma eficaz de promoção deste tipo de festas ligadas ao Solstício de Inverno e ao Carnaval». Os mascarados e as suas máscaras fazem parte da nossa cultura, não só no território ibérico mas também na Bulgária, Roménia ou na Itália. Estes mascarados invadiram as ruas da aldeia do concelho de Mogadouro.