Montenegro: «Vamos fortalecer esta aliança [ibérica] a pensar no bem-estar dos portugueses e espanhóis, assumindo o nosso legado na Europa e no mundo»

Pedro Sánchez e Luís Montenegro tiveram a primeira conversa telefônica depois do anúncio da visita a Madrid (15 de abril)

Comparte el artículo:

O chefe do Governo espanhol, Pedro Sánchez, usou as redes sociais para anunciar que tinha tido uma conversa telefônica com o primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro. Nesta chamada, onde deu os parabéns a Montenegro pelo o início do seu novo Governo, Pedro Sánchez reforçou que «Portugal é um país irmão com o qual nos unem profundos laços históricos de cooperação e de amizade. Seguiremos a trabalhar juntos como sócios estratégicos e aliados».

Luís Montenegro também usou as redes sociais, mais precisamente a sua conta na plataforma X, para agradecer as felicitações dadas pelo seu homólogo espanhol. «Vamos fortalecer esta aliança a pensar no bem-estar dos portugueses e espanhóis, assumindo o nosso legado na Europa e no mundo», lembrou p primeiro-ministro português que vai fazer a sua primeira visita oficial ao estrangeiro a Madrid (15 de abril), tal como anunciou o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel. O responsável pela pasta dos Negócios Estrangeiros e o novo presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, vão participar na edição de Lisboa do Foro de La Toja. Esta vai acontecer na próxima terça-feira na fundação Gulbenkian.

Tomaram posse os secretários de Estado que vão fazer parte do Governo de direita liderado por Luís Montenegro. Este é um Governo com uma faixa etária mais velha, o terceiro com mais mulheres (são 7 ministras), formado em direito e fora da cidade de Lisboa. Em relação aos novos secretários de Estado, o responsável pela Raia será Hélder Reis, que será o responsável pelo Planeamento e Desenvolvimento Regional.

Noticias Relacionadas