A terceira etapa, de 191,2 quilómetros, ligou a Lousã a Castelo Branco. O primeiro do pelotão demorou 4:40.42 horas a cortar a etapa. A última etapa da Vuelta em Portugal terminou com a vitória de Wout van Aert, que continua com a camisola vermelha e em primeiro de uma classificação geral que tem os portugueses João Almeida e Nelson Oliveira em 9° e 10°, respetivamente. A vitória, apesar de haver já alguma dificuldade de altura, voltou a ser disputada ao sprint. Isto depois de ter havido uma fuga durante uma boa parte do tempo. Um dos locais por onde o pelotão passou foi o Alto de Alpedrinha ou do Teixeira, onde os fãs apoiaram os ciclistas a descida. Ao contrário das outras duas etapas, uma de cidade e outra junto ao mar, esta foi passada mais no interior do país.
A saída do pelotão da Vuelta aconteceu no meio de um paraíso verde, a Lousã. A «guardiã» das montanhas lusitanas, que é ocupada desde o paleolítico e chegou a ser ocupada pelo reino de Leão. Rui Costa (EF) foi o melhor dos três portugueses, cortando a meta em 21.º, tendo andado mesmo na frente da corrida. Que também passaram por Oliveira do Hospital. Cidade, de origem romana e árabe, atravessada por vários rios e conta com o Santuário de Nossa Senhora das Preces. Algo que os desportistas devem ter feito antes de saírem para a estrada.
Os ciclistas voltaram a «voar» até chegarem a final, em Castelo Branco. Esta magestosa cidade oferece uma muito boa qualidade de vida e é um polo de referência em toda a Raia. Para além da Vuelta, Castelo Branco também costuma receber passagens da Volta a Portugal e em 2006 recebeu a saída da Volta a Extremadura. A cidade de Castelo Branco fica apenas a 50 KMS da fronteira.
Foram três dias para recordar pelos amantes do ciclismo, e do desporto em geral, em Portugal. Uma passagem acompanhada de perto não só pelo público mas também pelos meios de comunicação social. Foram milhares as pessoas que saíram para as ruas para verem a passagem de uma das três provas mais conhecidas do mundo (ficando apenas atrás do Tour e do Giro). A competição é transmitida para 190 países e vista por 500 milhões de espectadores. Que acompanham este desporto e conhecem as jóias naturais e históricas que são oferecidas em cada uma das etapas.
Dias de muitas emoções, cenários deslumbrantes e sorrisos. Muitos destes eternizados em selfies. O sol e o bom tempo esteve presente nas três etapas. A entrega de merchandising da prova ajudou a aproximar, ainda mais, o público a mesma. A prova de terça-feira vai acontecer já em Espanha. São 176 os ciclistas que fazem parte do pelotão da Vuelta.
A 79.ª Volta a Espanha terminará em Madrid a 8 de Setembro.