Norte de Portugal, Galiza e o Sul de França pretendem criar a macrorregião Arco Atlântico

Vontade é apoiada pelas três Câmaras do Comércio que olham como uma oportunidade para desenvolver projetos em comum

Comparte el artículo:

As Câmaras do Comércio do Norte de Portugal, da Galiza e do Sul de França poderão se juntar para criar uma macrorregião neste espaço que junta três países e milhões de pessoas. A cooperação entre o Norte de Portugal e a Galiza é algo já antigo. Agora junta-se o sul da França.

As três câmaras não querem ficar para trás no desenvolvimento económico em relação a outras Câmaras de Comércio e Indústria de outras regiões europeias. Esta vontade foi expressa na 2ª Conferência das Câmaras de Comércio e Indústria do Arco Atlântico, que aconteceu em Leça da Palmeira. A comissária europeia Elisa Ferreira considera bastante relevante a existência desta rede.

Esta rede nasceu após um memorando de entendimento assinado em Bilbau, com o objetivo de reforçar a cooperação destas entidades e transformar este arco. A macrorregião Arco Atlântico, que ainda demorará muito tempo e processo burocrático para ser criada, vai ajudar a reforçar o posicionamento deste território como sustentável, atrativo e competitivo para atrair tanto empresas como pessoas.

Esta macrorregião poderia dar mais notoriedade a estes espaços geográficos (muitas vezes esquecidos comparando com o norte europeu) para que se implementem políticas públicas, como são aquelas que levarão as transições tanto ecológica como digital. O objetivo é avançar com projetos comuns em diversas áreas onde a cooperação entre instituições pode ser aumentada. Com uma macrorregião estes projetos poderiam ser candidatos a fundos europeus para se desenvolverem.

Noticias Relacionadas