No Alentejo há uma «cidade fantasma» (ao estilo de ‘The Walking Dead’) com um casino e um spa (com uns cem anos) e que foi utilizada para fazer contrabando entre Portugal e Espanha. Muito graças ao campo de aviação que tem e era utilizado na II Guerra Mundial para contrabandear mercadorias entre os dois lados da fronteira. Esta aldeia recebeu a primeira licença para jogo a ser emitida em Portugal. A aldeia abandonada fica no Marvão, que em 1950 chegou a ser o concelho mais industrializado do Alentejo.
Apesar da degradação é possível conectar com a sua história e ter nostalgia por um passado perdido. Chegou a ser uma cidade autosuficiente com mais de 1.000 habitantes e vários edifícios, como é o caso de uma escola ou uma capela.
Foi propriedade de um privado desde 1931. Esta aldeia, a Herdade do Pereiro (que está a venda por 9 milhões de euros), está sem habitantes desde o início da década de 90. A herdade está a poucos quilómetros da fronteira com Espanha e é situada numa zona com uma grande beleza natural, já que está em pleno Parque Natural da Serra de São Mamede.
Com uma área habitável de 20 mil metros quadrados e 80 hectares de olivais e montado de sobreiro, esta foi uma antiga aldeia agrícola. Um sítio a visitar para quem queira conhecer pérolas portuguesas com muita história mas sem nenhum presente (esperemos que tenha futuro). A Herdade do Pereiro poderá, no futuro, ser requalificada para fins turísticos ou mesmo para preservação histórica. Já existem investidores interessados na compra.