O Prémio Eduardo Lourenço distingue personalidades e entidades ibéricas que se destacam

As inscrições estão abertas até ao dia 16 de Agosto e podem ser enviadas para o Centro de Estudos Ibéricos

Comparte el artículo:

Até ao dia 16 de Agosto será possível submeter candidaturas para mais um Prémio Eduardo Lourenço. Qualquer pessoa ou instituição pode enviar a sua candidatura para o Centro de Estudos Ibéricos. Este prémio, criado em 2004 para homenagear o mentor do Centro de Estudos Ibéricos, pretende distinguir personalidades ou instituições que tenham uma intervenção importante para as relações luso-espanholas.

Desde a criação deste prémio, foram distinguidas as seguintes personalidades ou instituições de Portugal e de Espanha: Maria Helena da Rocha Pereira (professora catedrática), Agustín Remesal (jornalista), Maria João Pires (pianista), Ángel Campos Pámpano (poeta), Jorge Figueiredo Dias (professor catedrático), César António Molina (escritor), Mia Couto (escritor), José María Martín Patino (teólogo), Jerónimo Pizarro (professor e investigador), Antonio Sáez Delgado (professor e investigador), Agustina Bessa-Luís (escritora), Luis Sepúlveda (escritor), Fernando Paulouro das Neves (jornalista e escritor), Basilio Lousada Castro (escritor), Carlos Reis (professor e investigador), Ángel Marcos de Dios (professor e investigador), Fundação José Saramago e  Valentín Cabero Diéguez (professor e geógrafo).

O vencedor deste prémio vai ser escolhido por um júri constituído pelo presidente da Câmara da Guarda e pelos reitores da Universidade de Coimbra e da Universidade de Salamanca mais personalidades convidadas pelas duas universidades. O vencedor, segundo o município da Guarda, vai receber um prémio monetário de 7.500 euros. Este prémio, que vai para a sua 19ª edição, vai ser dado no ano em que se celebra o centenário do nascimento de Eduardo Lourenço.

A celebração do centenário de um dos mais conhecidos pensadores do último século vai acontecer durante todo este ano em Portugal (e não só).

Noticias Relacionadas