Onda de solidariedade de Portugal com as vítimas das cheias que assolaram o estado do Rio Grande do Sul

A comunidade brasileira em Portugal está a juntar doações de bens e de dinheiro para ajudar as vítimas do desastre que afetou o Brasil

Comparte el artículo:

A onda de solidariedade com as vítimas das cheias no Rio Grande do Sul também chegou a Portugal. Existem pontos de recolha em Lisboa, Porto e Matosinhos e alguns destes armazéns já estão cheios de doações mas ainda não está prevista a saída de aviões humanitarios em direção ao Brasil.

A exBBB (Gran Hermano) Juliette é uma das figuras públicas que já se demonstrou disponível para apoiar os refugiados e tentar arranjar um avião para levar os produtos de Portugal para o Brasil. Aos poucos o nível da água está a baixar no Brasil. A situação meteorológica piorou devido as alterações climáticas, algo que já tinha sido alertado num estudo mandado fazer durante o Governo de Dilma Rousseff.

Podem ser doadas garrafas de água pequenas, fraldas, toalhas de banho, produtos de higiene pessoal, roupa de cama, almofadas, roupas e sapatos de inverno. Tudo produtos não perecíveis e que brevemente seguirão para o Rio Grande do Sul.

O avião terá o apoio do Vice-Consulado de Portugal em Porto Alegre, capital do RS. O objetivo é levar seis toneladas de doações para o estado. Até ao momento, o Ministério dos Negócios estrangeiros de Portugal afirmou que não recebeu nenhum pedido de ajuda em relação ao desastre que se abateu sobre Porto Alegre. O município do Porto, liderado por Rui Moreira, já se demonstrou solidário com a situação de calamidade que se abateu sobre o estado do Rio Grande do Sul e falou com o perfeito de Porto Alegre. O Governo de Portugal  também apresentou a Lula da Silva e ao governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, condolências, manifestando «todo o apoio».

A publicidade a estas doações está a ser feita através das redes sociais. Na página SOS RS em Portugal consta o link para uma campanha de angariação de dinheiro. Outros eventos solidários estão a ser dinamizados por brasileiros residentes em Portugal. Este estado está a enfrentar uma das maiores enchentes de sempre e que já levaram à morte de 107 pessoas mas esta é uma cifra que não está fechada. Mais de 82 mil pessoas estão fora de suas casas, tendo sido realojadas em abrigos ou casas de familiares.

Noticias Relacionadas