Faro é uma cidade cada vez mais na moda para os turistas espanhóis. A popularidade da região algarvia é avançada pelo jornal «20 Minutos». A capital algarvia, que encanta turistas de todas as nacionalidades, tem 150 quilómetros de costa com areia dourada e uma vista deslumbrante sobre o Atlântico. A marina de Faro e o seu fantástico pôr-do-sol é referido por todos os turistas que aproveitam a situação para tirar uma foto digna de Instagram. Faro é servido por um aeroporto internacional, um dos cinco existentes em todo o país.
Para além das praias de águas tépidas também existem vários monumentos dignos de serem visitados. No Museu Arqueológico local é possível ver inúmeros artefatos provenientes do período romano, como é o caso do mosaico que retrata o deus oceano. Uma das belezas naturais desta região é a ria formosa que recebe uma grande comunidade de flamingos. Em relação a ilha da culatra, esta é um refúgio natural de embarcações de pesca, às quais no Verão somam-se centenas de veleiros e iates portugueses e estrangeiros.
Depois da tomada da cidade por D. Afonso III, em 1249, os portugueses designaram a cidade por Santa Maria de Faaron, o que acabou por dar origem a Faro. Os Descobrimentos português e a comunidade judaica ajudaram a desenvolver a cidade e a tornaram parte do que conhecemos atualmente. Tal como o resto do país, Faro foi arrasada pelo terramoto de 1755.
Com origem árabe, Faro está repleta de monumentos históricos, como é o caso da catedral gótica (do século XIII). No topo da torre é possível ter uma vista panorâmica da cidade. A igreja da Nossa Senhora do Carmo foi decorada com ouro proveniente do Brasil. Como a vida não é só turismo, em Faro existe a Universidade do Algarve, que recebe inúmeros alunos internacionais, incluindo vindos de Espanha. Os estudantes costumam encontra-se na rua de Santo António. Depois de terminada a visita turística, pare num dos inúmeros restaurantes para provar uma cataplana de marisco ou um ensopado de peixe.