Os Caminhos de Santiago vão receber a exposição mais extensa do mundo

Artistas urbanos da Galiza e de Portugal criam murais ao longo do Caminho de Santiago

Comparte el artículo:

Os Caminhos de Santiago estão a dar origem a uma das exposições de arte mais extensas do mundo. Esta ideia, que começou na Galiza, está a chegar a Portugal graças aos artistas Lula Goce (galega) e Daniel Eime (português). Os nove murais vão ser desenvolvidos usando a técnica de stencil. Os rostos serão combinados com formas geométricas. Estes murais também vão ocupar empenas e pontes. Todos os trabalhos serão acompanhados por um marco com informação detalhada sobre a pessoa retratada.

Esta dupla luso-galega na exposição As Estrelas do Caminho cria murais artísticos com os rostos de famílias marcantes para as localidades que fazem parte do caminho português de Santiago. Todos os homenageados mantêm vivo o espírito do Caminho de Santiago e contam histórias de resistências. Estas poderão ser vistas pelos peregrinos nestes murais. Este projeto pretende totalizar 230 quilómetros de exposição ao ar livre.

Esta exposição começou há um ano em Espanha e é uma iniciativa da cervejeira Estrella Galicia. As Estrelas do Caminho, no lado espanhol, têm 140 quilómetros e abarca as últimas sete etapas do Caminho francês. Em Portugal, Goce e Eime vão criar murais em Matosinhos, Barcelos, Ponte de Lima e Rubiães. O Porto e Santiago de Compostela vão estar unidos através da arte.

Um dos murais criados homenageia a família Ocampo, construtora e reparadora de sinos desde 1630 (um deles foi o da Catedral de Santiago de Compostela, em Caldas de Reis, município de Pontevedra). O objetivo deste projeto, que também vai dar origem a uma série de curta-metragens, é cruzar as culturas e modos de estar da Galiza e de Portugal.

Noticias Relacionadas