Parlamento português ratificou Tratado de Amizade ibérica de Trujillo

A proposta de resolução foi aprovada com votos favoráveis de PS, PSD, Chega, Iniciativa Liberal e Livre e as abstenções do PCP, BE e PAN

Comparte el artículo:

O parlamento português ratificou o novo Tratado de Amizade e Cooperação entre Portugal e Espanha. A proposta de resolução foi aprovada com votos favoráveis de PS, PSD, Chega, Iniciativa Liberal e Livre e as abstenções do PCP, BE e PAN. Com esta nova aprovação pretende-se um modernizar das fortes relações já existentes. O novo tratado terá nas transições energéticas e digitais e no reforço da cooperação nas instituições internacionais alguns dos seus principais pilares. Isto sem esquecer a gestão dos recursos comuns, como é o caso dos rios.

Segundo António Costa, este novo tratado «tem uma dimensão política e geoestratégica da maior importância». Este documento, aprovado na cimeira de Trujillo, complementa o tratado inicial criado em 1977. O primeiro tratado foi assinado por Mário Soares e Adolfo Suarez, numa altura em que ambos os países ainda não faziam parte da União Europeia. O novo Tratado de Amizade e Cooperação entre Portugal e Espanha reforça, também, o papel decisivo que as cimeiras ibéricas (como foi a de Trujillo) apresentam no fortalecimento das relações bilaterais.

A cimeira deste ano, que acontecerá na cidade minhota de Viana do Castelo, será adiada para os primeiros dias do mês de novembro. A cimeira, que terá o Centro Cultural de Viana do Castelo como local base, será determinante para o desenvolvimento da Eurorregião Norte de Portugal e Galiza. Esta cimeira terá como temática a “inovação”.

Chefes dos parlamentos ibéricos vão se reunir em Braga

Antes da reunião dos dois chefes de governo, os parlamentos de Portugal e de Espanha vão se juntar em Braga, no Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia. No X Fórum Parlamentar Luso-Espanhol, que vai acontecer na próxima terça-feira, vão participar os presidentes do Congresso dos Deputados de Espanha (Meritxell Batet) e da Assembleia da República (Augusto Santos Silva).

Noticias Relacionadas