Parlamento português ratificou Tratado de Amizade ibérica de Trujillo

A proposta de resolução foi aprovada com votos favoráveis de PS, PSD, Chega, Iniciativa Liberal e Livre e as abstenções do PCP, BE e PAN

Comparte el artículo:

O parlamento português ratificou o novo Tratado de Amizade e Cooperação entre Portugal e Espanha. A proposta de resolução foi aprovada com votos favoráveis de PS, PSD, Chega, Iniciativa Liberal e Livre e as abstenções do PCP, BE e PAN. Com esta nova aprovação pretende-se um modernizar das fortes relações já existentes. O novo tratado terá nas transições energéticas e digitais e no reforço da cooperação nas instituições internacionais alguns dos seus principais pilares. Isto sem esquecer a gestão dos recursos comuns, como é o caso dos rios.

Segundo António Costa, este novo tratado «tem uma dimensão política e geoestratégica da maior importância». Este documento, aprovado na cimeira de Trujillo, complementa o tratado inicial criado em 1977. O primeiro tratado foi assinado por Mário Soares e Adolfo Suarez, numa altura em que ambos os países ainda não faziam parte da União Europeia. O novo Tratado de Amizade e Cooperação entre Portugal e Espanha reforça, também, o papel decisivo que as cimeiras ibéricas (como foi a de Trujillo) apresentam no fortalecimento das relações bilaterais.

A cimeira deste ano, que acontecerá na cidade minhota de Viana do Castelo, será adiada para os primeiros dias do mês de novembro. A cimeira, que terá o Centro Cultural de Viana do Castelo como local base, será determinante para o desenvolvimento da Eurorregião Norte de Portugal e Galiza. Esta cimeira terá como temática a “inovação”.

Chefes dos parlamentos ibéricos vão se reunir em Braga

Antes da reunião dos dois chefes de governo, os parlamentos de Portugal e de Espanha vão se juntar em Braga, no Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia. No X Fórum Parlamentar Luso-Espanhol, que vai acontecer na próxima terça-feira, vão participar os presidentes do Congresso dos Deputados de Espanha (Meritxell Batet) e da Assembleia da República (Augusto Santos Silva).

Noticias Relacionadas

Símbolos da JMJ em Sesimbra

Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude, que vai acontecer no próximo ano no país, estiveram presentes na Paróquia do Castelo de Sesimbra. A presença