28/09/2025

Portos ibéricos juntam-se para se apresentarem como um ‘hub’ mais competitivo comparando com o norte da Europa ou de África

Mais competitividade e menos competição uns com os outros é o que defendem os responsáveis pelos diferentes portos ibéricos

Comparte el artículo:

Bluesky Streamline Icon: https://streamlinehq.comBluesky

Os portos ibéricos defendem uma aliança para se apresentarem como um hub estratégico comparando com os portos de outras latitudes. Especialmente no sudoeste europeu. Os portos ibéricos pretendem ser competitivos comparando com os do norte da Europa, de África ou do Mediterrâneo.

Não se deve ser competidor, uns contra os outros, mas sim competitivos. Esta questão foi discutida durante a Blue Zone Forum 2025. A Blue Zone Forum costuma dar visibilidade a projetos de economia azul.

O pólo ibérico engloba os portos de Algeciras, Cádiz, Gijón e Leixões. Muitos portos procuram aliados em outros continentes (o de Sines ou o de Setúbal têm alianças com o México ou o Brasil) mas durante este encontro falou-se sobre a necessidade de se procurar aliados com o «vizinho do lado».

A presidente da Autoridade Portuária de Gijón, Nieves Roqueñí, também reforçou a necessidade de se «reforçar laços» entre instituições ibéricas «para ter um posicionamento competitivo frente a outros». Desde o âmbito português, o presidente da Autoridade Portuária de Leixões, João Neves, também defendeu que «devemos estar mais unidos do que nunca » num «mundo muito instável».

Desta forma é possível pressionar melhor os estados em questões como as infraestruturas terrestres, necessárias para despachar as mercadorias para outros locais. A presidente do porto de Cádiz, Teófila Martínez, defendeu que «é necessário que na península ibérica não lutemos pelo mesmo pedaço do pastel enquanto o bolo todo está a ser repartido em outros territórios».