Portugal, Angola e Espanha convidados pelo Brasil a participar no G20

O Brasil vai assumir a presidência do G20 tendo como principais temas o combate à pobreza e as alterações climáticas

Comparte el artículo:

De volta a cena internacional, o Brasil convidou Portugal e Angola para serem países observadores do G20. Sobre este convite, António Costa escreveu na rede social X que este é um convite que honra muito o país. «É, antes de mais, um sinal da excelência das relações entre os nossos países. Mas é também uma grande responsabilidade, que assumiremos com o máximo empenho ao longo do próximo ano».

O encontro dos 20 países mais ricos do mundo vai acontecer no próximo ano no Brasil. Os membros do G20 (grupo criado em 1999) são os; Estados Unidos da América, China, Alemanha, Rússia, Reino Unido, França, Japão, Itália, índia, Brasil, África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Indonésia, México, Turquia, mais a União Europeia e a União Africana.

Como o próximo país a liderar este grupo, o Governo de Lula da Silva escolheu como temas centrais o combate à pobreza e as alterações climáticas. Durante este mandato, que vai durar até ao dia 30 de Novembro de 2024, o Brasil pretende organizar mais de 100 eventos. A Cimeira do G20 vai acontecer no Rio de Janeiro de 18 a 19 de Novembro de 2024.

Para além do convite feito aos dois países da CPLP, Espanha também foi convidada para participar como país observador na próxima reunião do G20. Em comunicado, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil recordou que habitualmente estes convites são feitos. O convite do Governo brasileiro também foi estendido ao FMI, UNESCO, ONU e ao Novo Banco de Desenvolvimento .

Os países e instituições convidadas participam em partes específicas da Conferência de Líderes deste grupo onde podem contribuir de uma forma particular.

Noticias Relacionadas