Os têxteis com o selo made in Portugal continuam em grande destaque em Espanha. As vendas de têxteis portugueses para o outro lado da fronteira continuam a ir de muito bem. Comparando com o período anterior ao da pandemia, as vendas dos têxteis portugueses para Espanha até aumentaram 25% entre janeiro e setembro deste an. A diminuição, de 0,7%, vê-se comparando com o período homólogo do ano anterior.
No ano de 2022 a venda de têxteis portugueses para Espanha valeu 897,4 milhões de euros.O país ocupa o nono lugar em relação a Espanha no que toca aos principais exportadoras de têxteis. O principal contínua a ser a China. Já as exportações, a nível mundial, estão em queda consecutiva há seis meses. O calçado português resiste a esta queda.
O principal objetivo das fabricas portuguesas é atrair encomendas que iriam para outras latitudes, como é o caso da Ásia. Isto acontece num período em que as fábricas do norte de Portugal estão a enfrentar um período turbulento de falências. Os portugueses compraram, cada vez, mais roupa mesmo que os lojistas neste Natal vêm menos pessoas às compras.