Portugal e Espanha conhecem adversários para a organização do Mundial de 2030

Candidatura sul-americana pretende o recuo ibérico para organizarem o Mundial 100 anos depois

Comparte el artículo:

As Federações de Futebol do Uruguai, Argentina, Chile e Paraguai apresentaram oficialmente a sua candidatura para serem sede do Mundial 2030. CHUPA 2030 é o mote da candidatura que pretende fazer concorrência a Portugal e a Espanha e trazer de volta o maior evento de futebol de seleções do mundo ao continente em que tudo começou. Apresentada como sendo o sonho de todo um continente, o presidente da CONMEBOL, Alejandro Dominguez, também falou sobre a candidatura ibérica.

Esta é vista como o principal obstáculo ao sonho sul-americano e os países deste continente pretendem o recuo ibérico. «Sabemos que Espanha e Portugal apresentaram uma candidatura. Não podemos impedir que surjam mais candidaturas. Mas temos uma aliança com a UEFA, uma relação muito estreita. Temos uma relação muito boa», disse Dominguez. A CONMEBOL e a FIFA têm uma parceria que deu origem a primeira edição da FINALISSIMA, encontrou que coloca frente-a-frente os vencedores do Campeonato da Europa e da Copa América. O vencedor deste primeiro encontro foi o representante sul-americano, a Argentina.

América Latina prepara Mundial com os países ibéricos na frente da corrida

Os quatro países candidatos estão a trabalhar para que existam 14 estádios com a capacidade pedida para este tipo de provas (50 mil espetadores). A RFEF já apresentou os 15 estádios que serão usados em Espanha e em Portugal os escolhidos deverão ser o da Luz, Alvalade e o do Porto. Portugal e Espanha são os únicos representantes europeus e segundo um jornal chileno estão na frente da corrida para receber o Mundial da FIFA.

A Europa é o continente que mais vezes recebeu a organização desta prova. No caso da América Latina, antes do Mundial de 2014, no Brasil, a última edição tinha acontecido em 1978 na Argentina. A primeira edição desta prova aconteceu em 1930 no Uruguai. O próximo Mundial vai acontecer em 2026 e pela primeira vez será organizada por três países (México, Estados Unidos e Canada). A escolha da sede do Mundial de 2030 vai ser anunciada em 2024.

Noticias Relacionadas