Portugal e Espanha ficaram parcialmente às escuras devido a avaria na rede eléctrica europeia

Apagão colocou várias cidades sem luz e até o serviço de emergência ficou sem funcionar em Portugal

Comparte el artículo:

Um apagão deixou durante algumas horas várias regiões de norte a sul de Portugal e Espanha às escuras. Este problema, entretanto já resolvido, aconteceu em vários países europeus devido a um problema súbdito que afectou a rede eléctrica que abstém o continente. Só nos dois países, milhões de pessoas foram afectadas por esta situação pois grande parte da energia elétrica consumida na península Ibérica vem de França.

Devido a este problema, a REN (Rede Eléctrica Nacional) decidiu pela «interrupção de serviço nalgumas zonas específicas para garantir a estabilidade da rede». Segundo vários meios de comunicação social, as freguesias de Vila Praia de Âncora, e os concelhos de Fafe, Vila Nova de Famalicão, Vila Praia de Âncora, Guimarães e Braga, Trofa, Santo Tirso, Paços de Ferreira, Felgueiras, Lousada e Penafiel, a Norte, Loures, Sintra, Parede, Setúbal, Sesimbra e Lagoa foram atingidas por este apagão parcial que deixou o serviço de emergência médica 112 sem funcionar. Segundo os gabinetes de imprensa do INEM e da Protecção Civil, os serviços essenciais jamais estiveram em risco. Segundo o Ministério das Infraestruturas e da Habitação, apenas a região do Algarve registou alguns problemas na subestação entre Lagos e Tunes.

Em Espanha também houve um apagão que segundo o jornal El País pode ser explicado por «um acidente com um hidroavião» na rede francesa de altíssima tensão (MAT) que levou a que a rede eléctrica Ibérica fosse desligada do resto da Europa. Esta linha com 400.000 volts situa-se em Montesquieu-des-Albères, nos Pirenéus Orientais, junto à fronteira com a Catalunha na província de Girona. As Comunidades espanholas mais afectadas foram: Madrid, Catalunha, Andaluzia, Aragão, Navarra, País Basco, Castela e Leão, Extremadura e Múrcia.

No outro lado dos Pirinéus, em França, também existiram cortes de energia que afectaram a Costa Basca desde Hendaye até Bayonne.

Noticias Relacionadas