Portugal e Espanha pretendem aumentar as suas captações no Guadiana

A seca coloca em causa não só a agricultura no sul peninsular mas também o consumo humano

Comparte el artículo:

Mesmo em período de seca, a pressão no Guadiana aumenta com Espanha e Portugal a quererem tirar mais água. Para esta utilização “mais flexível” acontecer seria necessária a alteração do Acordo de Albufeira. A convenção, criada em 1968, estabeleceu os mecanismos luso-espanhóis para a proteção dos recursos hídricos que estes países partilham.

Este pedido de alteração tem sido feito pelos agricultores espanhóis. A região de Huelva é uma das que mais urgentemente está a precisar de água, muito devendo-se ao regadio intensivo ou ao próprio consumo humano. Na região espanhola existe uma grande produção de frutos vermelhos, como é o caso dos morangos, que precisam de muita água mas duas das albufeiras em Huelva (Chança e Andévalo) só estão com 40% da sua capacidade.

Para além de uma catástrofe ambiental tão estamos perante um desafio económico cada vez mais apertado desde que os ciclos de seca começaram a ser mais constantes no território ibérico. A captação de Boca-Chança foi construída no fim da década de 70, mesmo no limite da fronteira entre os dois países. Dois projetos foram anunciados, em ambos os lados da fronteira, para reforçarem os regadios tirando água ao Guadiana.

Mais captações ao longo do Guadiana

No caso português, pretende-se captar junto ao antigo porto mineiro de Pomarão para usar esta água nos regadios intensivos e para o consumo humano existente no sotavento algarvio. Os deputados portugueses lembram que a agricultura no Algarve deve adaptar-se ás condições e aos recursos atualmente existentes.

Para garantir o caudal ecológico, o que mantém o rio vivo, é necessário um valor novo de água de, no mínimo, 177 hm3. Este é o valor que está por detrás da disputa. A CR de Palos acredita que a seca pode ser evitada usando caudais do rio que habitualmente são perdidos para o mar. A captação no Guadiana (zona que sofre uma grande escassez) não pode ser feita sem o outro país saber.

O sul da península ibérica está a sofrer bastante com a seca, com a água presente no solo a ser muito escassa e a evaporar rapidamente devido às temperaturas elevadas.

Noticias Relacionadas