Con el patrocinio de:

Portugal e França vão pagar pelas interligações com Espanha

Texto final da COP 38 pede o fim dos apoios estatais ao uso de combustíveis fósseis

Comparte el artículo:

Portugal e a França deverão pagar até 80 milhões de euros a Espanha para ter acesso às interligações energéticas. O mercado eletrônico espanhol gera receitas que atingem um valor de 8,7 milhões de euros, isto acontece devido a leilões para a troca de eletricidade que passam nas interligações não só com Portugal mas também com França.

Os leilões de eletricidade servem para atribuir direitos de utilização da capacidade destas informações e, desta forma, trocar energia entre países vizinhos.

Após os dois leilões (foram realizados quatro, dois para cada interligação), que aconteceram durante este mês, ficou estipulado que Portugal e França vão ter de pagar a Espanha 79,3 milhões de euros pela utilização das interligações elétricas com Espanha. Estes pagamentos serão feitos durante todo o ano de 2024. Os vencedores do leilão têm o direito de receber a diferença de preço positiva entre os dois mercados.

A Presidência espanhola da UE tem defendido a reforma do sistema elétrico europeu para dar uma maior «proteção em caso de futuras crises energéticas». A produção de energia eólica atingiu máximos históricos graças aos ventos fortes e Portugal teve uma semana inteira a usar energia elétrica produzida graças às energias renováveis.

Noticias Relacionadas