Os Governos de Portugal, Espanha e Alemanha enviaram uma carta a Von der Leyen para pressionarem a presidente da UE para que, finalmente, se consiga um acordo com a Mercosul. Um total de 11 países assinaram a carta direcionada à presidente da Comissão Europeia. Os assinantes desta missiva pedem que estas negociações tenham uma conclusão positiva, até ao fim do ano de 2024.
Os líderes europeus querem que o acordo seja fechado «com base no acordo político alcançado em 2019 e complementado por compromissos adicionais negociados desde então». Um dos pontos que afastam os dois eixos são as políticas ambientais que os agricultores europeus são obrigados a ter e que não são semelhantes na América Latina. Os agricultores europeus, que no início do ano fizeram manifestações em larga escala pois, em parte, temem concorrência desleal vinda do outro lado do Atlântico.
A grande preocupação destes políticos, dos quais se destacam Luís Montenegro e Pedro Sánchez, é que caso não se consiga o acordo o grupo europeu perca espaço na América Latina em detrimento de outras potências, como é o caso da China.
Os representantes dos dois blocos, que se chegassem a acordo, poderiam formar o maior espaço de trocas comerciais do mundo, estiveram reunidos em Brasília. Os dois blocos nunca conseguiram assar das negociações técnicas. Os Governos europeus pedem uma decisão política até ao fim do primeiro semestre de 2025.