«Via Verde» também pode ser usada em algumas das auto-estradas de Espanha, facilitando a mobilidade

Questão é cada vez mais feita pelos automobilistas que passam a fronteira e querem saber se o dístico que têm nos carros funciona

Comparte el artículo:

A Via Verde, dístico de pagamento usado nos automóveis, permite pagar algumas portagens em Espanha. Esta questão tem circulado na internet e junto dos automobilistas portugueses que viajam até Espanha. A confirmação do uso da Via Verde foi confirmada pelo próprio Grupo Brisa. O serviço de Via Verde que pode ser usado em Espanha é o «Traveller» mas este ainda não pode ser usado em todas as auto-estradas espanholas. Este serviço é permitido graças a um sistema de Identificador MDR. Este sistema pode ser usado em todas as estradas europeias.

A Via Verde, uma das principais inovações made in Portugal, é um sistema eletrônico de pagamento de portagens. O que deixa as moedinhas de lado na altura de se passar o pórtico das portagens. Ao passar pela via exclusiva para utentes numa portagem, um identificador DSRC colado ao pára-brisas do veículo dialoga com uma antena presente na via.

A Via Verde é usada pela maioria dos automóveis em Portugal que passam pelas auto-estradas e outras infraestruturas. Como é o caso dos parques de estacionamento. As passagens em Espanha serão debitadas com os restantes serviços Via Verde. Habitualmente as passagens pelas portagens são pagas no fim de cada mês.

Noticias Relacionadas