Para atrair investidores para o futuro Mundial 2030, Portugal, Espanha e Marrocos vão organizar um fórum empresarial no próximo dia 10 de Fevereiro de 2026. Ainda não se sabe é o local onde vai acontecer este fórum. Espera-se que o Mundial 2030 traga milhares de milhões para os PIBs de Portugal e de Espanha.
Para além de um fórum, os três países, através das suas confederações empresariais, vão ter uma comissão específica para tratar dos preparativos para o Mundial 2030 e as respectivas oportunidades de investimento. Tudo para maximizar o impacto que este evento desportivo pode trazer não só para as economias dos três países mas também para as suas populações.
Portugal, Espanha e Marrocos também já estão a trabalhar com a FIFA no que toca a segurança futura do Mundial 2030. A candidatura ibero-marroquina recebeu a melhor classificação alguma vez dada aos organizadores de uma competição desta magnitude. Os primeiros jogos vão acontecer na América Latina pois foi aí (no Uruguai) onde tudo começou, em 1930. Dos 104 jogos. 101 vão se realizar entre o território ibérico e o norte de África.
Os governos dos três países acreditam que este evento é uma oportunidade para consolidar as sinergias, o capital humano e os recursos. Em 2024, a FIFA oficializou Portugal, Espanha e Marrocos como os países anfitriões do Mundial 2030, aquele que vai celebrar o centenário desta competição desportiva.
O Santiago Bernabéu está na fila da frente na «corrida» para receber a final do Mundial 2030 (algo que Marrocos também pretende). O estádio da Luz vai receber a meia-final.


