Portugal junta-se ao Brasil nas comemorações do bicentenário da independência

A OEI e a CPLP vão ser os palcos da comemoração da independência

Comparte el artículo:

As comemorações do bicentenário da independência brasileira, que vai envolver também Portugal, decorreram junto das embaixadas e das organizações internacionais que contam com a presença dos dois países que vão realizar eventos comuns. As Nações Unidas, a CPLP e a OEI vão também estar envolvidas nestes festejos. Em relação a esta organização, provavelmente as comemorações vão acontecer no dia 5 de Maio, dia da Língua Portuguesa, e serão acompanhadas com um seminário onde se vai discutir sobre este relacionamento.

A CPLP também vai realizar um seminário sobre a importância da língua portuguesa. Também nascerá uma orquestra conjunta com jovens músicos de Portugal e do Brasil (a futura orquestra dos marés) e haverá um concerto com partituras de D. Pedro. Este concerto vai acontecer durante uma missa solene, na lisboeta igreja da Lapa, no dia 12 de Outubro. O Museu Soares dos Reis, em Outubro, vai receber uma exposição sobre a vida e obra do I Imperador do Brasil.

A cidade do Porto, em conjunto com a universidade local, vai receber um colóquio sobre as migrações cruzadas entre Portugal e o Brasil. A Gulbenkian vai ser o palco, em Junho, de um encontro onde os dois países vão se focar no futuro. No Brasil, o Itamaraty lançou uma coleção sobre o bicentenário. A bienal de São Paulo, onde Portugal será o país convidado, também será palco da celebração da independência. O museu do Ipiranga, que fica no local onde Dom Pedro proclamou a independência, foi reabilitado. Poderá também haver um amigável entre as seleções dos dois países.

Portugal e o Brasil preparam uma megaoperação diplomática

Esta megaoperação diplomática, que será organizada por um embaixador de carreira português e dois brasileiros (Francisco Ribeiro Telles, George Prata e Gonçalo Mourão), não servirá apenas para comemorar este fato histórico mas também para mostrar o bom relacionamento entre os dois estados. Os responsáveis pelas comemorações garantem que as iniciativas programadas não vão terminar no fim deste ano.

Para Prata, esta relação «é um exemplo para o mundo» e em especial na América latina onde os países de língua espanhola não tem, por vezes, uma relação tão próxima com a sua ex-metrópole. A importância desta relação também foi reforçada pelo representante português, Francisco Ribeiro Telles. A comemoração conjunta do bicentenário da independência do Brasil vai acontecer em conjunto com o centenário da travessia do Atlântico Sul feita por Gago Coutinho e Sacadura Cabral. O Brasil celebra a sua independência a 7 de Setembro.

Noticias Relacionadas