Con el patrocinio de:

Portugal recebe primeiro pagamento da bazuca europeia

Segunda tranche pode ser paga ainda durante o ano de 2021 caso avaliação seja positiva

Comparte el artículo:

Portugal, em conjunto com a Bélgica e o Luxemburgo, recebeu a primeira tranche da famosa bazuca europeia que pretende através do pacote NextGenerationEU mudar o rosto do continente afectado pela Covid-19. Os 2,2 mil milhões de euros pagos correspondem a 13% do valor total de 16,6 mil milhões de euros. Os restantes cheques serão passados à medida que os projectos e reformas propostos no Plano de Recuperação e Resiliência forem sendo executados.

Num comunicado divulgado, Úrsula Von der Leyen defende a importância histórica deste primeiro desembolso que vai contribuir «para lançar a aplicação das medidas essenciais em matéria de investimento e de reforma delineadas no plano de recuperação e resiliência de Portugal». Já o ministro das Finanças português, João Leão, celebrou este primeiro pagamento para um plano que vai estar ao serviço dos portugueses. «Todo o nosso empenho durante meses foi determinante para chegarmos ao dia de hoje», disse.

O plano português, que tem uma grande vertente ecológica e de digitalização, vai iniciar os trabalhos que vão acontecer por toda a Europa para retirar os países da crise que a Covid-19 criou e os fortalecer para a próxima década.

Até ao fim do ano, segundo o ministro João Leão, poderá acontecer a transferência de uma nova tranche se a primeira avaliação dos marcos e metas previstos no plano seja positiva. Durante este ano, a Comissão pretende mobilizar um montante total máximo de 80 mil milhões de euros que vão ajudar no financiamento dos 16 PRR’s (de onde se destacam o português e o espanhol) já aprovados pelo Ecofin.

Noticias Relacionadas