Presidente da FPF esteve na Assembleia da República para garantir o compromisso português com o Mundial 2030

Fernando Gomes e Pedro Rocha reuniram-se, pela primeira vez, no Mónaco para reforçar a candidatura ibérica após o escândalo de Rubiales

Comparte el artículo:

O presidente da FPF, Fernando Gomes, esteve na Assembleia da República numa reunião com a porta-voz do PAN, Inês de Sousa Real. A reunião teve como principais temas a igualdade de género e o desporto em Portugal mas o “beijo da polémica” também foi referido. Não por Fernando Gomes, que não tem prestado declarações aos jornalistas sobre este tema e o impacto que pode ter na candidatura ibérica ao Mundial de 2030.

Em declarações prestadas aos jornalistas, Sousa Real afirmou que «há compromisso da FPF para que a candidatura ao Mundial não fique manchada pelo caso Rubiales». A porta-voz do PAN espera «que a candidatura não só se mantenha, como acima de tudo, neste caso venha a evidenciar o caminho longo que temos para fazer em matéria de igualdade de género».

No sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões, que decorreu no Mónaco, Fernando Gomes esteve reunido com o presidente interino da federação espanhola, Pedro Rocha. Foi a primeira vez que o presidente da FPF reuniu-se com o sucessor de Rubiales. Ambas as federações sublinham que esta «candidatura é prioridade e está acima de pessoas ou de circunstâncias pontuais». A comissão organizativa da candidatura continua a preparar o dossier que apresentará à FIFA no primeiro trimestre do próximo ano. Nesse dossiê virão referidas as cidades que deverão receber os jogos do Mundial e qual será o papel da Ucrânia nesta candidatura que também tem Marrocos.

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, defende que a candidatura ibero-marroquina deve estar afastada de quaisquer polémicas que envolvam os dirigentes desportivos em qualquer um dos países envolvidos. O Governo espanhol já falou com a FIFA para reafirmar o desejo de organizar o Mundial 2030, que vai marcar o centenário do maior evento desportivo de selecções de futebol. A presença de Fernando Gomes no parlamento português aconteceu no mesmo dia em que se soube da demissão do seleccionador da equipa feminina espanhola, Jorge Vilda, que aplaudiu Rubiales quando este disse que não se demitia.

Noticias Relacionadas