Visitas a museus e palácios gratuitas em Portugal aos domingos e feriados

Portugueses e residentes no país poderão desta forma descobrir o vasto património cultural português

Comparte el artículo:

O mês de Setembro traz, a Portugal, a possibilidade de visitar museus e monumentos de forma gratuita ao domingo e aos feriados. Esta oportunidade é aberta a todos os portugueses e residentes no país. Uma oportunidade para chamar mais visitantes a descobrir a rica oferta histórica e cultural que Portugal oferece. De acordo com dados referentes ao ano de 2022, os museus, monumentos e palácios nacionais somaram 3,3 milhões de visitantes, o que representou uma recuperação de quase dois milhões de entradas face aos dados registados durante a pandemia de Covid-19.

De 2017 a 2019, o património português foi visitado por quatro a cinco milhões de visitantes. Nesta notícia trazemos alguns exemplos de museus, monumentos e palácios portugueses, que estão sob a dependência da Direcção-Geral do Património Cultural, que podem ser visitados num qualquer domingo.

O Museu Nacional do Azulejo é um dos principais do país, está localizado no antigo Convento da Madre de Deus, e retrata a história do azulejo em Portugal. O azulejo, elaborado e pintado a mão, é visto internacionalmente como uma das expressões artísticas tipicamente mais portuguesas. O principal objectivo deste espaço, abundantemente decorado com esculturas e azulejos, é recolher e estudar a evolução tanto da cerâmica como do azulejo em Portugal. Se quiser visitar este museu fora dos domingos ou feriados saiba que o bilhete de entrada custa 5 euros.

O Mosteiro dos Jerónimos é claramente um lugar a visitar e uma das imagens que associamos ao país (basta ver o local que está ao fundo do cenário sempre que Portugal atribui pontos na Eurovisão). O mosteiro, que todos os anos é visitado por mais de 1 milhão de pessoas, é o símbolo dourado da epopeia dos descobrimentos. Expoente máximo da corrente manuelina, é património da UNESCO desde 1983. Se estiver por perto deve entrar para ver o túmulo de Camões (onde os chefes de estado que visitam o país depositam coroas de flores) e saiba que o pastel de Belém teve a sua origem neste local.

Com centenas de palácios no território português o difícil é escolher apenas um para visitar. Em Sintra, um dos locais favoritos da realeza portuguesa, existem vários mas o Palácio da Pena é, muito provavelmente, o que vai “tirar a sua respiração”. Este palácio é uma das principais expressões do romantismo arquitectónico do século XIX no mundo. O homem por trás da construção deste palácio foi D. Fernando II, rei consorte de D. Maria II. Para além do Palácio Nacional da Pena, que foi classificado como Património da UNESCO em 1995, existe um pitoresco parque com 200 hectares.

Noticias Relacionadas