Con el patrocinio de:

Programa da UE vai promover o desenvolvimento na região do sudoeste europeu

O desenvolvimento de Portugal, Espanha, Andorra e do sul de França é o principal objetivo deste programa

Comparte el artículo:

Foi aprovado o Programa do Sudoeste Europeu para o Desenvolvimento Regional. O Programa Interreg Sudoe faz parte do objetivo europeu de cooperação territorial. O programa, financiado pelo Fundo FEDER, pretende ajudar o sudeste da Europa a se desenvolver. Isto através de uma cooperação transnacional para resolver problemas comuns neste território, como é o caso do baixo investimento em investigação e desenvolvimento ou o risco que estes locais sofrem devido às alterações climáticas (se no verão os incêndios destroem a nossa floresta, no inverno são as chuvas fortes e as inundações associadas).

O SUDOE vai estar ativo até ao dia 31 de dezembro de 2027 em Portugal, Espanha, Andorra e no sul de França. Até 2027, o programa SUDOE vai ter uma linha de ação que pretende que os quatro países tenham um desenvolvimento endógeno e inovador. A primeira convocatória de projetos será feita em janeiro de 2023. O programa vai ser apresentado num seminário que vai acontecer no Palácio das Exposições e Congressos de Santander nos dias 25 e 26 de janeiro de 2023.

Para este programa, a Comissão Europeia selecionou 4 prioridades e 9 objetivos específicos. Estes são: a preservação do capital natural e o reforço da adaptação às alterações climáticas, promoção da coesão social e o equilíbrio territorial e demográfico através da inovação e transformação dos sectores produtivos, promoção e desenvolvimento das infraestruturas sociais e da promoção da economia social (5,7 M€) e reforço do impacto do SUDOE nos territórios através de uma melhor governança e cooperação entre nações.

Noticias Relacionadas