«Salgueiro Maia, o implicado», candidato a Melhor Filme Ibero-americano

O filme sobre Salgueiro Maia será o representante português aos Ariel

Comparte el artículo:

O filme Salgueiro Maia – O implicado é candidato para representar o cinema português nos prémios Ariel 2023. Estes prémios, entregues pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas do México, distinguem os melhores filmes feitos não só no país azteca mas também na Ibero-américa. Estes prémios são entregues desde 1947. O filme, que conta a história do Capitão de abril mais conhecido, é candidato na categoria de Melhor Filme Ibero-americano. O prestigiante Ariel de Prata.

Estreado nos cinemas portugueses em 14 de abril de 2022, este filme, estrelado por Tomás Alves, retrata algumas histórias não contadas, mas que ajudam a compreender de onde vinha a moderação, a valentia e a educação que acabaram por ser primordiais para que a Revolução dos Cravos acontecesse da forma como todos conhecemos. Segundo a Academia de Cinema de Portugal, Salgueiro Maia «é o herói e o símbolo mais puro do 25 de Abril de 1974».

Este filme, segundo a Academia, «presta homenagem ao homem, ao estudante, ao militar, ao pai, ao amigo e ao ímpar militar de abril». O biopic mostra o homem para além da farda militar, expondo as suas ideias e o lado mais íntimo da sua vida que terminou prematuramente aos 47 anos de idade. Salgueiro Maia morreu há 30 anos. Os desígnios de abril, que tanto defendia, são um trabalho que jamais terá fim.

A película realizada por Sérgio Graciano contou com o apoio da produtora colombiana 11:11 Films & TV. Este filme contou com a participação de uma neta do Capitão de abril.

Noticias Relacionadas