Santo António, a noite em que os lisboetas não dormem

O casamenteiro de todos os namorados lusófonos

Comparte el artículo:

O discreto São Vicente é o padroeiro da cidade de Lisboa (a igreja em seu nome foi mandada reconstruir por Filipe I) mas o popular Santo António é quem não deixa os lisboetas dormirem. Este santo nasceu na capital portuguesa no século XII e é considerado como casamenteiro. Se em Lisboa no dia 12 (13 é feriado) existem os casamentos de Santo António, no Brasil este é o Dia dos Namorados.

Este dia foi referido por Lula da Silva nas redes sociais, onde brincou dizendo que não tinha criado o ministério dos namorados. As celebrações de Santo António dão início às festas populares portuguesas que no Brasil são conhecidas como juninas. Em Lisboa, o epicentro destas festas em Portugal, os diferentes bairros recebem arraiais quase diários.

Para além da música, que agrada a portugueses e estrangeiros, existe muita comida. Nas mesas é possível ver caldo verde com chouriço, entremeadas assadas e sardinhas. Muitas destas sardinhas chegam vindas da Galiza. Só num dos bairros, numa noite, foram consumidos 400 quilos de sardinhas. Nestes dias, os bairros lisboetas, muitos deles a perderem cada vez mais habitantes devido ao envelhecimento das suas populações e a crise no imobiliário, voltam a encher-se de vida e de cor.

Lisboa viva durante o Santo António

Os  grandes momentos que dão vida a Lisboa são, no período da manhã, os casamentos de Santo António e as marchas populares a noite. A Marcha da Bica venceu o concurso das Marchas Populares de Lisboa de 2023. Este bairro não ganhava as marchas populares há 20 anos. Em segundo lugar ficou a Marcha do Bairro Alto e em terceiro a Marcha de Alfama.

As marchas aconteceram este ano sob o mote do Parque Mayer, já que este foi o primeiro lugar onde decorreu o concurso que todos conhecemos. A 89.ª edição do desfile aconteceu na Avenida da Liberdade, em frente da embaixada de Espanha. Este desfile foi acompanhado de perto por Carlos Moedas, Marcelo Rebelo de Sousa, Dolores Aveiro (mãe de Cristiano Ronaldo) e centenas de pessoas que encheram a conhecida avenida que apresenta lojas de luxo, teatros e hotéis.

Noticias Relacionadas