Semana do Cinema Português na Argentina com o melhor da sétima arte

Centenário do nascimento de Saramago vai ser destacado nesta mostra cinematográfica

Comparte el artículo:

O cinema português está de volta a Buenos Aires, na Argentina. A Semana do Cinema Português, que vai para a sua nona edição, apresenta uma programação onde a qualidade e a originalidade do cinema luso são marcantes. A meta desta festa cinematográfica é reflectir a amplitude e a riqueza da produção cultural portuguesa. Depois da edição anterior ter decorrido num formato virtual, a semana volta às salas de cinema do MALBA.

A programação da Semana de Cinema Português apresenta um conjunto de títulos contemporâneos e históricos (graças a uma aliança com a Cinemateca Portuguesa). Uma das secções deste evento destaca os filmes que se relacionam com o mar e os pescadores, como é o caso de uma curta-metragem documental sobre a Nazaré. A poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen é a figura central de uma das obras-primas de João César Monteiro e um dos títulos incontroláveis do Cinema Novo Português dos anos 70, A Promessa, também poderão ser vistos nesta mostra.

Outra das propostas da Semana do Cinema Português é o pós-colonialismo e como este é uma marca identitária da cultura portuguesa. Os filmes escolhidos exploram as sombras do passado e propõem novas leituras sobre esta problemática. Um dos exemplos que vai ser apresentado é Serpentário, que convive com o passado colonialista. Com uma Super 8, o realizador filmou um dos rituais religiosos mais importantes na Etiópia.

O centenário do nascimento de Saramago também vai fazer parte desta mostra cinematográfica com a exibição do filme O ano da morte de Ricardo Reis, que é dirigido por João Botelho (realizador que já fez filmes sobre vários escritores portugueses). Nesta obra, Fernando Pessoa e Ricardo Reis pintam uma Europa num período de ebulição. Em colaboração com o MALBA Literatura e a Fundação Saramago serão realizados encontros para falar sobre a obra do prémio Nobel português da literatura.

A 9ª semana de cinema português vai decorrer no MALBA de 13 a 17 de Abril e conta com o apoio do instituto Camões e da Embaixada portuguesa.

Noticias Relacionadas