Tocha pela paz chega a Lisboa com uma mensagem de unidade para a Europa

Tocha chega ao país devido ás Jornadas Mundiais da Juventude, o maior evento católico do mundo

Comparte el artículo:

Devido a Lisboa ser a cidade que vai receber as Jornadas Mundiais da Juventude, a tocha beneditina vai na capital portuguesa transmitir uma mensagem de paz e pela Europa. Esta mensagem chega num momento em que a Europa vive já um ano de guerra e o seu maior êxodo de refugiados desde a II Guerra Mundial. Esta tocha, conhecida como «Pro Pace et Europa Una», chega a Lisboa na quinta-feira.

Quando a tocha chegar ao país, será lida uma mensagem onde se pede o fortalecimento dos laços de fraternidade e a educação para a construção da paz. A mensagem lida em Portugal terá dois destinatários muito especiais, russos e ucranianos. Os organizadores acreditam que a Europa precisa de uma maior unidade. Segundo o monge Luigi Maria Di Bussolo, «assim como São Bento mudou o destino da Europa com os seus ensinamentos, os jovens de hoje, com seu exemplo, podem ser portadores de paz, de esperança de um novo humanismo».

A tocha saiu da Abadia de Montecassino e serve para apregoar a paz, tal como fez São Bento. Este é o padroeiro da Europa. A tocha beneditina foi doada a este mosteiro pelo Papa Paulo VI após a reconstrução do mesmo, no fim da II Guerra Mundial. A Tocha «Pro Pace et Europa Una» foi acesa em Núrsia a 25 de fevereiro e assim que chegar a Portugal vai fazer visitas a Fátima (4 de março), Lisboa (5 de março) e na Abadia beneditina de Singeverga (6 de março).

A tocha da paz já foi acesa em inúmeros mosteiros e cidades europeias, especialmente aquelas que já receberam a JMJ (como foi o caso de Madrid). A Jornada Mundial da Juventude vai acontecer em Lisboa de 1 a 6 de agosto.

Noticias Relacionadas