Durante os primeiros quatro meses deste ano, os turistas norte-americanos ultrapassaram os gastos que os espanhóis habitualmente costumam fazer em Portugal quando estão de férias. Os norte-americanos gastaram 692,2 milhões de euros, o que representa uma subida de 18,2% face a 2023. Estes valores ultrapassam os 678,4 milhões gastos pelos espanhóis. Os dados foram obtidos junto do Banco de Portugal.
O país está cada vez mais em moda junto dos norte-americanos, que olham para Portugal como a Califórnia (o nome da região foi dada por um marinheiro de Sesimbra que seguia na frota espanhola) da Europa. Segundo as previsões, o crescimento do turismo norte-americano deverá desacelerar devido ao enfraquecimento do dólar e às futuras eleições presidênciais.
Desta forma, o norte-americano perfilha-se como o quarto mais valioso para o turismo de Portugal quando falamos de receitas turísticas. O ranking é dominado pelo Reino Unido, seguido da Alemanha e da França. Espanha perde, desta forma, o quarto lugar no ranking das despesas dos turistas. Com o crescimento do setor turístico, o governo português espera alcançar, até 2027, uma receita de 27 mil milhões de euros. O governo português está confiante de que o sector continuará a crescer a bom ritmo em 2024.
Para este verão esperam-se reservas nos hotéis acima dos 80%, com o número de dormidas a ultrapassar os 77 milhões do ano passado. As receitas turísticas deverão superar os 25 mil milhões de euros. Portugal recebeu 6,9 milhões de turistas estrangeiros, mais 7,6% face ao mesmo período do ano passado, como foi revelado.