Um dos grandes nomes da pintura espanhola, Velázquez, está de «visita» a Gulbenkian com um retrato do rei Filipe IV de Espanha (terceiro de Portugal). Esta é a quinta edição da série “Obra Visitante” do Museu Calouste Gulbenkian. A obra pode ser vista na galeria principal deste espaço.
A pintura de Diego Velázquez, cedido pela nova-iorquina The Frick Collection, retrata o monarca que encerrou a União Ibérica. A apresentação desta obra vai acontecer a 12 de Abril, 319 anos e quatro dias após o aniversário do monarca. Esta pintura, datada de 1644, representa o monarca num traje militar e comemorando a vitória do exército hispânico sobre as tropas francesas, aquando da reconquista da cidade de Lérida. Esta obra é uma das mais representativas da relação próxima estabelecida entre Filipe IV e Velázquez, pintor da corte espanhola. O pintor tem no seu nome o apelido de Silva, que herdou dos seus avós paternos portugueses, que eram judeus.
Esta pintura vai estar em exposição, em Lisboa, até ao dia 9 de Setembro. Quem quiser visitar Velázquez tem que pagar um bilhete com um custo de 10 euros.