A Iberdrola vai vender a Amazon a energia produzida na central eólica que tem no Tâmega. O complexo do Tâmega será o maior projeto de energias híbridas no país. Com um investimento total de cerca de 350 milhões de euros, o projeto de 274 MW gerará energia suficiente para abastecer aproximadamente 128.000 casas por ano. No momento da sua construção, a central do Tâmega vai criar cerca de 700 empregos. Portugal continua no seu caminho na transição energética.
Este contrato de compra de energia por parte da gigante tecnológica adiciona 476 megawatts a sua capacidade nas energias renováveis. Destes valores, 219 MW serão produzidos no maior parque eólico do país que ainda deverá ser construído durante este ano. Este será o primeiro PPA da Amazon no país. A parceria entre as duas empresas também se expandiu para Espanha, com outros dois projetos tanto no solar como na eólica. Estamos a falar de eletricidade livre de carbono. Combinados entre os dois países, os projetos devem gerar 1,093 GWh por ano.
Já no Brasil, a Iberdrola e o Grupo CCR assinaram um acordo estratégico que permitirá à empresa de infraestrutura obter energia limpa conseguida nos complexos eólicos do Piauí e da Bahia.
Em Espanha, o presidente da Iberdrola, Ignacio Galán, esteve reunido com o presidente da Generalitat Valenciana, Carlos Mazón, que agradeceu o trabalho feito pelos trabalhadores da empresa energética durante a crise da DANA.