O cineasta espanhol Juan Antonio Bardem vai ser homenageado na Cinemateca Portuguesa onde poderão ser vistas algumas das suas mais conhecidas películas. O seu primeiro filme foi feito ao lado do cineasta Luis García Berlanga.
Bardem é um nome fundamental do cinema espanhol mas viu o seu trabalho a ser condicionado pela censura imposta pelo franquismo. Mesmo tendo estado preso durante cinco anos, os filmes de Bardem apresentam uma clara crítica a Espanha franquista. Juan Antonio Bardem é avô do ator Javier Bardem, vencedor de um Oscar.
‘Recordar Juan Antonio Bardem’ é o título da série de filmes que podem ser acompanhados na Cinemateca até ao dia 23 de Outubro. Durante estes dias vão ser exibidos quatro filmes. O primeiro desta lista é «A morte de um Ciclista». Os outros são: «Cómicos», «Esse casal feliz» e «Passeio por uma guerra antiga».
São um total de três longas-metragens e uma curta. A sua filmografia revela a influência direta do movimento neorrealista misturada com o cinema americano. Para além desta homenagem também serão exibidos quatro filmes do mesmo número de novos cineastas espanhóis.
Esta homenagem conta com o apoio do Instituto Cervantes de Lisboa e da Filmoteca Española.