Vai nascer uma rodovia transfronteiriça para polinizadores (onde podemos incluir as abelhas). Os polinizadores, como é o caso das abelhas ou das borboletas, são responsáveis pela polinização das flores (por exemplo) e sem eles a vida é impossível. O objetivo deste projeto é consciencializar a população transfronteiriça sobre a importância dos polinizadores. Para além de ser uma forma de prevenir incêndios graves, já que vários terrenos vão ser limpos para instalar este projeto.
Um projeto que pretende instalar 30 hotéis de insetos e 22 estações de pólen. Estas instalações vão criar um corredor verde ao longo da fronteira. Pretende-se que o trilho de biodiversidade esteja pronto até ao verão. Várias localidades tem estes «hotéis» para abelhas, incluindo Sesimbra.
Esta é uma ideia que vai ser dinamizada pela autarquia de Puebla de Sanabria (Zamora), que vai criar um jardim polinizador com espécies produtoras de mel, a instalação de quatro hotéis polinizadores e quatro bebedouros para insetos. Cada uma destas estações vai ser acompanhada por plantas aromáticas. O projeto foi apresentado pelo presidente desta autarquia, Fernández Blanco.