Em plena Assembleia macaense, o deputado José Chui Sai Peng pediu ao Executivo daquela região chinesa autónoma mais rotas não só para Portugal mas também para Espanha. Internacionalizando as ligações aéreas a partir de Macau e captando visitantes destas duas nações ibéricas. A economia de Macau encolheu pela primeira vez em dois anos, muito devido a pequena «crise» que a cidade do jogo está a viver. Este território é visto como a Las Vegas do Oriente e o setor do jogo contribuí para 80% das receitas fiscais.
Os empresários alimentares desta região estiveram presentes na maior feira de exportação de produtos alimentares de Portugal. Para além disto, também pediu mais ligações aéreas com outros países asiáticos. Macau tem acordos com 50 países e pretende ser uma ponte entre a China e o continente asiático com a Europa. Macau personifica o cruzamento entre duas culturas, a Oriental e a Ocidental. Macau foi o último território que Portugal teve fora do continente europeu. Nas ruas de Macau ainda podemos ver uma presença de Portugal, em especial na arquitetura mas também na toponímia (já que as placas estão em chinês e em português) e na gastronomia.
Foi há vinte e cinco anos que Macau foi para as «mãos» da China e desde então muita coisa aconteceu com queixas dos funcionários públicos portugueses na região que são obrigados a jurar fidelidade a China e a detenção de repórteres que pretendiam entrar na Assembleia e questionar o Executivo de Macau. A passagem da administração de Portugal para a China aconteceu a 20 de Dezembro de 1999 com o acordo que Macau dali para a frente seria regido com o princípio «Um país, dois sistemas». Esta autonomia estará ativa cinquenta anos.
Este Governo esteve atento ao «blackout» que Portugal e Espanha sofreram no início da semana. Atualmente, a única ligação direta de Macau para a Europa não é feita a partir nem de Lisboa nem do Porto. Esta é feita com Madrid pela companhia aérea Etiopia Airlines. Sam Hou Fai, lider do Governo de Macau, vai visitar Portugal depois das eleições que o país vai ter no próximo dia 18 deste mês. Macau vai receber as celebrações do último 10 de Junho com Marcelo Rebelo de Sousa como presidente da República de Portugal.