Dois filmes luso-espanhóis vão fazer parte do Festival de Cinema de San Sebastian

Um dos filmes conta a história dos primeiros anos da Bossa Nova e como este género musical conviveu com as ditaduras na América latina

Comparte el artículo:

As co-produções luso-espanholas The shot de piano player (Dispararon al pianista) e O Corno vão fazer parte do programa do Festival de Cinema de San Sebastian. O primeiro destes filmes, da autoria de Fernando Trueba (que rodou Belle Époque em Portugal) e Javier Mariscal, vai ter uma projecção fora da competição oficial. Esta longa tem co-produção da Animanostra e apoio financeiro do Instituto do Cinema e do Audiovisual e da RTP.

O filme tem como pano de fundo a música brasileira, especialmente a Bossa Nova feita durante os anos de 1960 e 1970, que ficaram marcados por brutais regimes ditatoriais em toda a América Latina. O mote para toda esta história é o desaparecimento dramático, em Buenos Aires (raptado e morto pela Marinha argentina), do pianista Francisco Tenório Jr, que costumava tocar ao lado de Toquinho e Vinicius de Morais. Entre imagens de arquivo e da actualidade, no filme surgirão figuras como António Carlos Jobim, João Gilberto, Caetano Veloso ou Chico Buarque. Do elenco de vozes desta animação é anunciada a participação do actor Jeff Goldblum.

Na selecção oficial do Festival de Cinema de San Sebastian podemos encontrar O Corno, de Jaione Camborda. Esta longa-metragem, a segunda da carreira da realizadora, foi rodada entre a Galiza e Portugal. O filme segue María, uma mulher que vive da apanha do marisco e é parteira, que se vê obrigada a sair do país, transpondo a fronteira para Portugal através de uma rota de contrabando.

A 71.ª edição do Festival de San Sebastian vai acontecer de 22 a 30 de Setembro.

Noticias Relacionadas