A dupla portuguesa de coreógrafos Jonas e Lander vai levar o fado batido até ao Festival de Artes de Macau. Este festival vai decorrer de 25 de Abril a 31 de Maio e vai contar com 15 espetáculos e 33 atividades de ópera, dança, música e artes teatrais, num programa que inclui sete grupos de Macau. O espectáculo final será feito em patuá, língua local que deriva do português. O Festival de Artes de Macau, organizado pelo Instituto Cultural, é feito de forma anual desde 1988.
Este espectáculo pretende demonstrar que também é possível dançar ao som do fado. Género musical, património da humanidade, que habitualmente é apresentado em Macau, como foi em 2024 no Teatro D. Pedro V onde Mariza atuou ao lado da Orquestra Chinesa de Macau. Cidade com uma singularidade única, já que é onde o oriente se encontra com o ocidente.
A dupla vai estar em destaque na 35.ª edição do Festival de Artes de Macau, que vai decorrer no fim do mês de Abril. A apresentação, que combina a música com o sapateado, lembrando uma taberna lisboeta, vai decorrer a 17 de Maio. No século XVIII, o fado era dançado.
Para além deste espectáculo também haverá dois workshops, um para bailarinos profissionais e outro para famílias com crianças. «Bate Fado» vai fazer de uma mostra de espetáculos ao ar livre que vai decorrer no Jardim do Mercado de Iao Hon.