Con el patrocinio de:

Efacec fecha contrato para modernizar a rede elétrica de Espanha

Empresa poderá ser vendida após um novo governo tomar posse em Portugal

Comparte el artículo:

A portuguesa Efacec, que atualmente está sobre a intervenção do Estado, fechou contratos de 30 milhões de euros com a rede elétrica de Espanha (REE). A empresa de engenharia será a responsável pela modernização da rede de transmissão de energia da REE. Estes contratos, assegurados até 2024, são, segundo a companhia lusa, uma forma de confiança da energética espanhola «nas competências técnicas da Efacec», como é o caso dos transformadores Shell.

Presente no mercado espanhol há quase 30 anos, a Efacec tem 25.000 MVA de transformadores em funcionamento em diversos locais e há 15 anos trabalha de perto com a REE. Do contrato assinado consta «o fornecimento de mais de 20 transformadores de potência para subestações da rede de transmissão de 400kV em Espanha peninsular e na rede de 245kV nas Ilhas Canárias», como é referido pela empresa que foi nacionalizada após a saída de Isabel dos Santos do grupo de acionistas.

A privatização da Efacec deverá acontecer já com um novo governo português. Esta empresa conta com mais de dois mil trabalhadores e está presente não só no mercado europeu mas também no sul-americano e na África. O grupo DST é o único candidato a compra da Efacec.

No lado português, a Efacec anunciou que fechou com a espanhola Iberdrola um contrato para o «fornecimento de transformadores para o projecto de 1.500 milhões de euros do Sistema Electroprodutor do Tâmega». A última fase deste sistema será entregue em Maio. Este será um dos maiores projectos hidroeléctricos a ser realizado na Europa nas últimas duas décadas.

Noticias Relacionadas